Seminiristas e Coroinhas preparam tapetes no Soçiate da Cidade Alta

Nesta quinta-feira (4), dia de Corpus Christi, a igreja católica celebra o milagre da Eucaristia que representa a fé na transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo. Como é tradição nesta data, os fiéis católicos se reúnem para enfeitar as ruas, e confeccionar os tapetes para receberem a procissão religiosa.

Em Grajaú, as paróquias Nosso Senhor do Bonfim na Cidade Alta, e São Francisco de Assis no Canoeiro, os fiéis se reuniram durante manhã para os preparativos. Contou com vários voluntários, entre eles, crianças, jovens e adultos pertencentes aos diversos grupos, movimentos e pastorais das duas paróquias.

“Eu fiz o traçado dos desenhos na rua e depois a marcação das cores para preenchimento, dando forma às imagens religiosas”, conta o professor Alexandre Sampaio que todos os anos prepara o tapete de serragem em frente a Igreja Matriz do Canoeiro.

Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. Cada rua com seus respectivos responsáveis desenvolveram um tema relacionado ao evento religioso. Para o administrador paroquial da Igreja Catedral, padre Wesley Melo da Silva a preparação das ruas é uma expressão pública da fé “É gratificante ver o envolvimentos simples e humilde dos nossos jovens por meio deste gesto que expressa a fé no Cristo Eucarístico; um gesto público que revela o amor ao rei servo que passa no meio do povo”.

Na Rua Vicente Santana, centro da cidade, os moradores usaram mais de 750 metros de TNT para decorar o percurso da procissão que há vários anos passa pela rua. Para a moradora Ivana Valeria é preciso que mais pessoas se empenhem no trabalho “Esperamos que para o próximo ano, mais fiéis venha colaborar para que o caminho por onde Nosso Senhor vai passar fique cada vez mais bonito, além do mais é um gesto de fé e valorização da nossa Igreja”, comentou.

Missa e Procissão
A missa realizada pela Paróquia São Francisco de Assis, e presidida pelo pároco padre Ermando da Conceição, terá início às 16h e a procissão logo após, percorrendo as Ruas Raimundo de Morais, Av. Brasil, José Rodrigues da Costa e Av. Grajaú.

Na Catedral a missa presidida pelo bispo diocesano dom Franco Cuter, começa às 17h30, seguida da tradicional procissão acompanhada pela Banda de Música Maestro Torquato Lima, tendo como percurso a Pça. Frei Alberto Beretta, Ruas Vicente Santana, Patrocínio Jorge, Sete de Setembro, São Paulo do Norte, Sirino Rodrigues e Soçaite da Cidade Alta. Haverá quatro paradas para reflexão e adoração aos Santíssimo Sacramento; Casa do Raimundinho Assunção, Prefeitura Municipal, Praça Raimundo Simas e Hospital São Francisco de Assis.

Comentários

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.