Caminhada no dia 31 marcará iniciativa promovida pelos profissionais da saúde

O Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido e comemorado em todo o planeta desde o século passado. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todas as pessoas na campanha.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes à doença no mês de outubro e, com a aprovação do Congresso Americano, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. No Brasil, o movimento vem sendo adotado desde 2002. A ideia é chamar atenção, diretamente, para a realidade atual da doença e a importância do diagnóstico precoce.

No município de Grajaú, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) aderiu à iniciativa através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) que conta com a coordenação dos fisioterapeutas Marcos Antônio dos Anjos Jorge e Camilla Thassiana Sales Batista do Centro de Reabilitação Dr. Itamar Guará.

“Até o final do mês nossos profissionais da saúde, entre eles: Psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros, estarão realizando palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, como falar da importância do diagnóstico na luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo”, comento Marcos Antônio.

Entre as atividades estão previstas entrevistas no Programa de televisão Balanço Geral da TVC Rio Grajaú, Rede Record, nas rádios locais e encerrando com a Caminhada das Vitoriosas com a presença das autoridades. “De já convidamos toda a população para participar da grande caminhada de encerramento do mês do Outubro Rosa no dia 31 de outubro, com a concentração às 16h30 no Zuqui Bar seguindo pela BR-226 até a Praça Raimundo Simas no centro da cidade”, informou Camilla Thassiana.

Câmara de Vereadores se veste de Rosa


Na Sessão Ordinária de 07 de outubro, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Grajaú, vereador Albertinho da Saúde (PMDB), agradeceu a adesão dos parlamentares à Campanha Outubro Rosa; comentou sobre sua finalidade e as iniciativas que serão promovidas em Grajaú. O parlamentar alertou sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer a qualquer pessoa, inclusive aos homens.

“Em Grajaú não poderia ser diferente, durante este mês, nos dias de quarta-feira, os postos de saúde da cidade e do interior estarão promovendo palestras, oficinas, exames e consultas, por isso convido a todos que procurem este serviço valioso”, informou.

Os demais parlamentares também deixaram suas mensagens de apoio e de incentivo à campanha. Já a vereadora Elisabeth Nogueira (PV) convocou todas as mulheres grajauenses para fazerem a prevenção. “É preciso que as mulheres percam o medo de fazer o exame, pois quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura”.

Hospital São Francisco de Assis X Exames de mamografias

O hospital São Francisco de Assis em parceria com a Medical Diagnosticos do Dr. Marcos Aurélio disponibiliza o exame de mamografia ao preço de R$ 200 reais, para as mulheres de Grajaú e região, e neste mês de outubro conta ainda com uma promoção. Ao fazer o exame, e se for diagnosticado algum nódulo ou massa, a paciente terá gratuitamente uma consulta com o ginecologista e mastologista, Dr. Antônio Monteiro.

Durante todo o mês, os funcionários vestirão as camisetas da campanha cor rosa.

Mamografias pelo SUS

Segundo o vereador Albertinho da Saúde, o secretário municipal de Saúde, Dr. Marquinhos Jorge, se comprometeu durante uma reunião, firmar convênio via SUS para atendimento de exames de mamografias no Hospital São Francisco de Assis.