A idéia inicial foi publicar um site ágil, de fácil acesso que levasse ao público grajauense que mora na cidade e em outras partes do Brasil, informações novas, com atualizações diárias

Este é o primeiro sonho a tornar-se realidade para mim, foca (iniciante) de jornalismo. O site nasceu do amor que tenho por Grajaú. Apesar de estar morando longe, jamais esqueço desta cidade, terra sofrida que guarda em seu seio um povo hospitaleiro que busca vida melhor, mesmo que, para isso, tenha que sair dali.

Foi pensando nesse “melhor”, que, na companhia de Francisco Matias, dom pedrense, amigo e irmão que adotou Grajaú para sua família viver, que entrei com a “cara e a coragem” para levar adiante este projeto que há meses alimentamos..

A perspectiva, desde a concepção da idéia de abrir um site para Grajaú, foi levar com clareza e objetividade um jornalismo que está em falta nos dias de hoje: um jornalismo público, “cuja preocupação maior é o compromisso com o resgate de valores do jornalismo social que não se deixa vender por picos de audiência, ou por interesses pessoais, mas pela revalorização do cotidiano, da cidadania e das coisas simples. Com isso, pretendemos sair da mesmice que tanto aflige os meios de comunicação de massa”, relembrando as palavras da primeira edição do Grajaú de Fato, em 29 de abril.

Hoje, com um mês no ar, o mais novo portal de notícias on-linede Grajaú só tem a comemorar: foram 45 notícias publicadas, 12 artigos e dez opiniões, fato que o portal agradece aos seus colaboradores com carinho. São eles: Luzia Mendes, Heleane Garcia, Ir. Ana Lúcia Corbani, Geraldo Lopes, Suprecílio Barros, Rômulo Orquiza e Carol Rabelo. Nossa primeira enquete: O que você achou do site Grajaú de Fato? Alcançou 60 votos: 56,7% consideraram o site ótimo, 26,7% o consideraram bom, 0,03% votaram que o portal é regular, 08,3% afirmaram que o site é ruim e 05,0% consideram que Grajaú de Fato precisa melhorar. A partir de hoje lançamos a enquete: em julho, o Grajaú de Fato deve cobrir: Expoagra? Canecão? Política? Cidade? Povo? a opção que vencer será o foco de apurações do site com maior vigor.

Desde já deixamos aberto para quem quiser colaborar conosco que as portas estão abertas. Um dos objetivos do site é levar o conhecimento à nossa cidade, principalmente se esse conhecimento puder partir de grajauenses que tenham o mesmo ideal de compartilhar.

Acessos e sucesso

De acordo com o banco de dados que fornece as estatísticas do site, 3134 acessos já foram efetuados na página principal do Grajaú de Fato, o que remete a uma média de 104 acessos diários. O site é mais procurado nas segundas e terças-feiras. As páginas de notícias, links, serviços, artigos e a galeria de fotos são as mais procuradas. O pico de acessos aconteceu com a publicação do assassinato dos irmãos Fran e Elias Guedelha, no dia 19 de maio. E os países que mais entram no portal, depois do Brasil são: Estados Unidos da América, França, e Coréia do Sul.

Independente dos resultados, Grajaú de Fato continuará levando a informação aos seus usuários com credibilidade, transparência e honestidade. Deixamos para o final, nossos sinceros agradecimentos ao amigo e companheiro, editor do site barra-cordense Turma da Barra (TB), (www.turmadabarra.com) Heider Moraes, que sempre esteve presente com sua experiência jornalística para nos auxiliar nesses primeiros passos. Queremos dizer aqui ao Moraes, como é conhecido, que não é à toa que o TB é o site mais acessado de Barra do Corda e da região sul do Maranhão, pela credibilidade e determinação de toda a equipe que compõe esse jornal eletrônico.

Para concluir, destacamos algumas mensagens enviadas por nossos leitores durante este mês:

Humberto Madeira

Cochabamba, Bolivia

Prezado editor, Sou membro do jornal Turma da Barra (www.turmadabarra.com.br), e tenho a grata satisfação em cumprimentá-lo pelo belo trabalho desempenhado em favor da vizinha cidade de Grajaú. O Grajaú de Fato tem trabalho importantíssimo no desenvolvimento dessa cidade e de seu povo. Em nome dos meus colegas grajauenses que aqui residem e estudam, receba nosso abraço.

Eliane Milhomem

Grajaú-MA

Poxa! Parabéns a todos os organizadores deste portal….estou adorando! imagina só, nossos grajauenses que moram em outra cidade! São notícias atualizadas…muitas delas tristes, mas fazem parte da nossa realidade. Sucesso a todos!

Arnaldo

Presidente Dutra-MA

Inicialmente meus parabéns. Faltavam pessoas como vocês, arrojadas e inovadoras. Este é o primeiro site a nos dar uma resposta por parte do poder publico, só temos que agradecer ao Grajaú de Fato pela coragem, e determinação. Sigam em frente.