Até 18 de agosto, no endereço indicado no ato da inscrição, o cartão de confirmação informará o local onde o inscrito fará a prova
  
As inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram hoje. Os interessados ainda podem se inscrever nas agências dos Correios, até às 17h, ou pela internet no endereço www.enem.inep.gov.br até à meia-noite. Até agora foram inscritos mais de 1 milhão de estudantes somente pela internet. No ano passado o Enem inscreveu cerca de 3,5 milhões de candidatos.

Estudantes do último ano do Ensino Médio (concluintes) ou pessoas que já tenham concluído essa etapa de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, também podem se inscrever. Todos os estudantes concluintes de escolas públicas e ainda aqueles declarados carentes – egressos ou estudantes de escolas particulares – não pagam a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35.

Os interessados que se inscreverem em agências dos Correios devem preencher uma ficha em papel que deverá ser entregue em qualquer Correio. Alunos de escolas particulares pagarão a taxa em qualquer agência bancária antes de entregar a ficha preenchida nos Correios.

Pela internet deve ser preenchida uma ficha e, logo após impresso o comprovante de pagamento. Egressos e estudantes de escolas privadas que optarem pela inscrição por este meio não poderão solicitar isenção de taxa.

Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar o local onde realizará o exame. A prova será aplicada no dia 31 de agosto às 13h e terá cinco horas de duração, 63 questões de múltipla escolha e uma redação.

Para que serve o Enem

O programa é uma iniciativa do Governo Federal e um dos requisitos para o estudante concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). Cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior.