O Portal em movimento

O Portal em movimento

Ministro da Saúde, governador Flávio Dino e vereadores de Grajaú lançam campanha de vacinação em aldeia indígena de Montes Altos

O Maranhão foi o estado escolhido para o lançamento nacional da Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas, evento que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13) na Aldeia São José, do Povo Indígena Krikati, município de Montes Altos, a 125 km de Grajaú.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o governador Flávio Dino e o ministro da saúde, Arthur Chioro. De Grajaú, participaram os vereadores Zé Leão (PPS); Albertinho da Saúde (DEM); Elisabete Nogueira (PV) e José Arão (PMN).

Em sua fala, o ministro Chioro destacou as estratégias do Governo do Maranhão no sentido de reforçar os investimentos em atenção básica e saúde da família e reiterou o apoio do governo federal ao estado. Já Flávio Dino, disse que o compromisso da sua gestão é integrar os serviços e oferecer atenção básica até intervenções mais complexas à população.

A visita do Ministro integra as ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que tem como objetivo disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário  Nacional dos Povos Indígenas. No Maranhão, a expectativa é vacinar 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado. Ainda durante o evento foi inaugurado uma unidade básica de saúde indígena construída pelo Governo Federal. “Viemos aqui inaugurar esta unidade básica de saúde indígena com a certeza de que a saúde e a qualidade de vida é importante e indispensável e esta população; um ministro nunca esteve aqui, mas o Arthur Chioro veio porque sabe da importância desse momento para vocês e todos nós; o nosso governo estadual também valoriza os povos indígenas e compreende a importância de trabalhar por este povo”, disse o governador.

O vereador Albertinho da Saúde destacou a importância da vinda do ministro ao Maranhão, de modo especial em uma aldeia indígena que tem pouco acesso a programas de prevenção. “Neste mês em que o Ministério da Saúde promove a campanha de vacinação contra várias doenças, somos privilegiados com essa visita que vai ajudar a impulsionar essa campanha”.

Elisabete ao falar com o governador apresentou rapidamente a problemática do possível fechamento do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Grajaú. Ela levou em mãos um abaixo-assinado feito na manhã daquele dia pelos acadêmicos da universidade para entregar ao governador Flávio Dino. “O meu lado é defender o povo, por isso fui ao governador para levar os problemas de Grajaú, especialmente esse da UFMA”, justificou a vereadora.

Arão, que é membro da Comissão Nacional de Política Indígena, e assessor da SESAI Maranhão (Secretaria Especial da Saúde Indígena), disse que “sempre foi um desejo e uma luta dos nossos povos essa oportunidade do governo federal ver a nossa realidade de perto e nós aproveitamos para fazer as nossas reivindicações também com a presença do governador do estado e garantir melhorias no saneamento, educação e na saúde”. Arão também disse que espera que essa visita possa concretizar os apelos dos povos indígenas.

Já Zé Leão declarou que em nome do seu partido que é da base governista no estado, esteve ali “representando os Grajauenses neste evento de grande importância para a região; estive lado a lado com o governador e com o ministro e senti a vontade tanto do governo federal quanto estadual de mudar nossa realidade”.

Vacinação
A meta do governo federal é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas, em todo país, 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, como as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia, meningite, dentre outras.

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

Pré-candidato a vice-governador pelo PT Felipe Camarão envia recado aos amigos de Grajaú

O grupo de apoiadores em Grajaú do pré-candidato a vice-governador do Maranhão na chapa de Carlos Brandão, recebeu nesta...
- PUBLICIDADE -