A Prefeitura Municipal de Grajaú realiza às 20h desta quarta-feira (25), o sorteio de 300 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O sorteio das futuras residências no Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, ocorre na Praça de Eventos Antonio Feitosa, bairro Canoeiro.
Estarão aptos a participar do sorteio os 9.050 inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Nereu José Mignoni Júnior o sorteio será feito com atecedencia paara garantir uma maior transparencia e acompanhamentos dos próprios contemplados. “Estamos realizando o sorteio com base a uma portaria do Ministério das Cidades, órgão responsável por estabelecer diretrizes, fixar regras e condições, definir a distribuição de recursos entre as Unidades da Federação, além de acompanhar e avaliar o desempenho do programa”, informou.
Segundo critérios nacionais, que destinam 3% das unidades às pessoas com deficiência física e mais 3% para idosos, o sistema do sorteio estabelece seis critérios de prioridades: famílias que moram em áreas de risco; famílias chefiadas por mulheres; famílias com integrantes idosos ou deficientes; famílias beneficiárias de aluguel social; e famílias numerosas e com pessoas portadoras de doenças crônicas graves, tais como câncer, aids, hemofilia e cardiopatias severas.
Será sorteada uma lista de espera, correspondente a 30 % do total das casas, para substituição dos contemplados titulares caso não atenda os critérios rigorosos do Programa por meio da documentação apresentada; seleção rigorosa feita pela Prefeitura e Caixa Econômica Federal. Os suplentes só serão convocados para apresentação da documentação, após a finalização da convocação para atendimentos de todos os titulares.
Após o sorteio que contará com a presença dos auditores da Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pela definição dos critérios e expedição dos atos necessários à operacionalização do programa, bem como pela definição dos critérios técnicos , os contemplados deverão apresentar a documentação no prazo de cinco dias na Secretaria Municipal de Habitação.