Cerca de 100 índios Guajajaras se reuniram na frente do Palácio dos Leões no início da tarde desta quinta-feira (2) para cobrar do Governo Estadual melhorias na educação indígena. Eles, que são das cidades de Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Amarante e Barra do Corda, chegaram a se acorrentar nas grades que ficam na frente da Secretária de Estado de Educação (Seduc) na manhã de hoje, como não foram recebidos, resolveram se deslocar para a sede do governo.

Entre as reclamações estão o pedido de reativação do conselho indígena de educação, os cursos de formação continuada para professores, novos contratos para diretores, zeladores e vigias, além do pagamento do transporte escolar para alunos se deslocarem das aldeias até as escolas.

“O que foi prometido sobre o transporte escolar não foi cumprido e nós estamos com nossos alunos prejudicados. É muito complicado. Nós precisamos resolver este problema, têm crianças que precisam se deslocar por até 40 quilômetros para chegar a escola. E isso é apenas um dos problemas da nossa educação que por ser urgente, nós precisamos resolver”, disse Uirauchene Alves Soares, líder indígena e organizador do movimento.

A Secretaria de Estado da Educação informou que se reuniu com lideranças indígenas e apresentou o cronograma de pagamentos do Governo para o transporte escolar indígena.

Fonte: Imirante

Comentários

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.