Seis escolas públicas e uma particular de Grajaú participaram do Enem ano passado


Está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as médias de desempenho dos concluintes de cada escola participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de Grajaú, em 2007. O objetivo dos resultados é auxiliar professores e diretores na identificação de deficiências e pontos positivos do âmbito escolar. “As informações também podem funcionar como elemento de mobilização em favor da qualidade de ensino”, ressalta o Inep.

As escolas que declararam o censo escolar ano passado e os alunos que participaram do exame estão disponíveis na consulta. Entretanto, somente as escolas que atingiram 10 alunos matriculados e tiveram o mesmo número de participantes no Enem têm as notas divulgadas.

Desempenho das escolas de Grajaú

Seis escolas públicas e uma particular de Grajaú participaram do Enem ano passado. As públicas: Livino de Sousa Resende, Nicolau Dino, Antônio Francisco dos Reis, Amaral Raposo, Dimas Simas Lima, Mecenas Falcão. A particular: Colégio Diocesano Santo Antônio.

Numa comparação do desempenho nacional, as médias variam entre 44,296 e 48,303 pontos nas provas objetiva e redação. As médias do estado do Maranhão ficaram entre 38,843 e 44,458 pontos. Já em Grajaú, essas mesmas médias ficaram entre 37, 913 e 44,173 pontos. Isso para as escolas públicas, estaduais, presentes na zona urbana. Não há informações para o Colégio Santo Antônio, da rede particular, que teve 37 alunos matriculados e somente seis que participaram do exame, em 2007.

No total, 617 alunos se matricularam do Enem em 2007, da zona urbana de Grajaú, e apenas 129 responderam às provas. A escola que mais teve alunos no Enem foi o Colégio Nicolau Dino, que matriculou 116 alunos, desses, 51 responderam às provas. As escolas com menos participantes foram o Colégio Santo Antônio, Colégio Mecenas Falcão e Antônio Francisco dos Reis, sendo a primeira com 6 alunos e as últimas, com quatro alunos cada.

Nas médias totais, que inclui as provas de redação e objetiva, o Livino de Sousa Resende se saiu melhor entre as escolas de Grajaú, com média de 45, 51 pontos, seguida do Colégio Amaral Raposo, com 44, 74 pontos. A média mais baixa nessa categoria foi do Nicolau Dino, com 41, 41 pontos. (Médias com correção e participação).

De acordo com os dados, as médias totais de Grajaú, sem correção de participação, por meio das escolas Livino, Dimas e Amaral Raposo, obteve resultados que ultrapassaram a média estadual e nacional.