A Comissão organizadora das festividades do bicentenário de Grajaú divulgou, por meio do seu presidente, Dr. Sálvio Dino, a programação do início das comemorações do dia 11 de março [nova data de aniversário de Grajaú, dia em que foi descoberta Grajaú. O dia 29 de abril, aniversário do município até o ano passado foi o dia de emancipação].
A programação começa com uma alvorada com Banda Municipal Maestro Torquato Lima e fogos em todos os bairros da cidade, às 5h da manhã.
Logo após a Companhia Arte Sombra fará encenação da chegada do Alferes Antonio Francisco dos Reis, seguida do lançamento da Pedra da Memória na Praça Porto da Chapada. O bispo diocesano de Grajaú, dom Franco Cuter, celebra missa Campal no bairro Limoeiro.
Às 9h30, na Praça Frei Alberto Beretta [Cidade Alta], será lançada a Pedra Fundamental do Museu Histórico de Grajaú e da Capela do Nosso Senhor do Bonfim, fechando a manhã com a abertura da Feira Cultural dos 200 anos de Grajaú no Seminário Diocesano “Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos”.
Na parte da tarde, às 14h, a Câmara Municipal de Grajaú, promoverá uma Sessão Solene por ocasião das festas, logo após torneio Esportivo com representações de Grajaú e Pastos Bons, município que se originou Grajaú. A partida será no Campo Socyte na Praça Dom Roberto Colombo, na Cidade Alta.
Às 19h30, o Cine Teatro “Frei Lauro”, também na Cidade Alta será palco da Palestra “A Dinâmica da Fundação, povoamento e desenvolvimento de Grajaú”, proferida pelo presidente da comissão, Dr. Sálvio Dino, seguida de Condecorações com a “Medalha Mérito do Grajaú, dedicada a Militão bandeira Barros” e lançamento do Selo Comemorativo “200 Anos” pelos Correios.
A programação do dia encerrará com um Show Cultural com Cantores da Terra na Praça Raimundo Simas. No sábado, 12, a festividade continua ainda com os cantores grajauenses e com apresentação da Banda Bahiana, Oz Bambaz, na Praça Raimundo Simas.