O Portal em movimento

O Portal em movimento

(Economia) Grajaú: destaque no pólo agropecuário do Maranhão


Município tem terra fértil, clima propício e estrutura logística para avançar

Grajaú apresenta-se para o Maranhão como um novo pólo de produção agrícola. Com sólida estrutura logística, clima propício, chuvas regulares, terras férteis e de baixo custo. O município oferece condições recompensadoras para investimentos: distante apenas 150 km da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Franco, e com acesso pela BR-226 e MA-006.

Essa realidade foi apresentada por ocasião da 2ª Festa do Produtor Rural, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e pela Prefeitura de Grajaú, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Indústria e Comércio.

O município dispõe ainda de campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), três faculdades particulares e, brevemente, o Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Dispõe também de seis grandes armazéns para estocagem de grãos, rede elétrica, razoável rede hoteleira e bancária, com os setores comercial e industrial emergentes, além de ter o segundo maior pólo gesseiro do país.

O prefeito Mercial Arruda destacou o processo de desenvolvimento do município e anunciou algumas prioridades como: a implantação do Distrito Agroindustrial, o Consórcio de Apoio à Produção Agropecuária. Além disso, a Exposição Agropecuária (Expoagra), é destaca-se como prioridade para o agronegócio na região.

A grande atração da 2ª Festa do Produtor Rural foi a palestra da economista e assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosimeire Santos, sobre o agronegócio do arroz e da soja, para mais de 300 produtores rurais. Ela também representou no evento a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

PROGRESSO
O produtor rural paranaense Adairton Tozzo, proprietário da Fazenda Sapucaia, MA-006, acreditou na região e hoje produz 40 mil sacas de soja, 10 mil de arroz e duas mil de milho. “Tenho um projeto de expansão de minhas atividades aqui na fazenda e estou satisfeito com o apoio das autoridades locais”, declarou o produtor.

O engenheiro-agrônomo Renato Nunes, em 2004, iniciou a implantação de um projeto de produção e agroindustrialização de frutas tropicais na Fazenda Vida Nova, de sua propriedade, localizada na BR-226. Atualmente, colhe a primeira safra de uva, numa área de 10 hectares irrigados e uma produtividade inicial de 21 toneladas, nas variedades Isabel precoce, cora, violeta e máximo, destinada à produção de sucos.

Leia mais em: https://grajaudefato.com.br

Nos siga no Google Notícias
Redação Grajaú de Fato
Redação Grajaú de Fatohttps://grajaudefato.com.br
O portal em movimento, é um jornal online sobre notícias do município de Grajaú e região.

Comentários

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

01:56:38

Em programa especial sobre os 211 anos de Grajaú, TV Sinteegra On-line desta economia do município

Na manhã sexta-feira (29/04), data comemorativa do Aniversário do Município de Grajaú, neste ano completando 211 anos de fundação,...
- PUBLICIDADE -