A classe dos mototaxistas de Grajaú realizam nesta sexta-feira (16), a eleição para a escolha do novo presidente da categoria. Cinco candidatos concorrem a esta eleição, entre eles, o atual presidente José Divino Pereira de Melo que busca a reeleição.

Também colocaram o nome a disposição os mototaxistas Kassikó (do ponto Praça Central), Jacinto (da lotérica do Canoeiro), Edmar Gomes (do Itamar Guará) e Maurício Carvalho (do Hospital São Francisco de Assis).

A eleição que começou às 7h na sede do Sindicato dos Mototaxistas de Grajaú (Sindimogra), no bairro Extrema, retomou no início da tarde, e deverá finalizar às 17h, com a apuração dos votos.

371 mototaxistas então cadastrados, mais nem todos podem votar, segundo o estatuto da entidade, só poderão votar os membros que estiverem em dias com as obrigações sindicais, entre elas o pagamento da taxa mensal no valor de R$ 15 reais.

Mototaxistas que questionam as ações da direção do sindicato acreditam que a nova diretoria precisa lutar pela melhoria dos seus associados, e sugerem parcerias com postos de combustíveis para aquisição de gasolina mais barata, com autopeças, além de cobrar dos governantes, os benéficos prometidos durante campanha eleitoral, tais como as coberturas nos pontos.

Outros dizem não acreditar no trabalho dos presidentes que ao longo dos anos deixaram muito a desejar, prova disse, são quase 70% dos mototaxistas que não estão em dias com suas obrigações; muitos ainda rodam sem alvará e sem a placa de aluguel (cor vermelha).

Presidentes

O Sindimogra desde sua fundação já teve sete presidentes; o primeiro foi Zezinho do Leite, que trabalha entregado revistas; o segundo gestor foi Roselino, hoje professor no Colégio Livino Rezende na Trizidela; o terceiro foi Osmildo, mototaxistas do ponto da Mercearia Nascimento na Rodoviária, seguidos por dois companheiros do mesmo ponto de apoio, Silvio e Mauro.

O sexto representante da categoria foi Kassikó, que busca ocupar o posto novamente. Eleito em 2013, o atual presidente José Divino, busca a reeleição para continuar desenvolvendo um trabalho de conscientização que visa melhorar as atividades dos mototaxistas no município de Grajaú.